No dia 24 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h00, realizaram-se as eleições para o Parlamento dos Jovens 2023/2024. Os trabalhos, ocorreram dentro da normalidade, com o contributo irrepreensível dos candidatos a deputados, responsáveis pela mesa de votos. Num universo de cerca de 325 eleitores, todos alunos do 3.ºciclo, 260 exerceram o seu direito de voto, ou seja, cerca de 80% dos alunos realizaram o seu dever cívico e apresentaram-se na mesa de votos. Entre os 260 votos, 9 foram em branco e 32, lamentavelmente, foram nulos. Estes 32 alunos provaram que ainda há muito a trabalhar para muitos jovens aprenderem a serem cidadãos mais cívicos e informados sobre os procedimentos a adotar nestes momentos democratas!

No fim das eleições, após escrutínio dos votos, verificou-se que a lista vencedora foi a Lista M, com cerca de 219 votos e os jovens candidatos a deputados eleitos à Sessão Escolar foram, respetivamente, Rita Silva e Miguel Pereira do 7.ºA; André Fernandes do 7ºB; Matilde Mendes, Francisco Silva, Tiago Mendes e David Silva do 7.ºD; Mariana Abreu, Dânia Ferreira e Francisca Ferreira do 8.ºE.

Para finalizar, tanto a Comissão Eleitoral como os jovens candidatos a deputados agradecem a todos os eleitores e a todos os professores e assistentes operacionais que contribuíram para esta adesão eleitoral, pois sem eles, não tinha corrido tão bem. Acrescenta-se ainda que todos os elementos da mesa e contagem de votos foram todos muito responsáveis, contribuindo para um ambiente de respeito e camaradagem.

A Coordenadora do Parlamento dos Jovens,
Catarina Carvalho