Ex.mo(a) Sr.(a) Encarregado(a) de Educação,
Alunos e Professores,
Assistentes Técnicos e Operacionais,
Toda a Comunidade Educativa,

Uma primeira palavra para expressar o desejo que todas e todos se encontrem bem de saúde.

O início das atividades letivas aproxima-se a “passos bem largos”, no entanto, para nós já começou meses atrás com a preparação deste voltar ao regime de ensino presencial.

Trabalhámos com afinco para que tudo, que seja possível fazer para garantir a segurança de todas e todos, esteja feito e tudo possa correr pelo melhor.

Estamos preparados para o pior, mas esperando sempre o melhor. Por isso, mantemo-nos, atentos, vigilantes, rigorosos no cumprimento de todas as normas, mas serenos e esperançosos que tudo está a ser feito para avalizar a segurança de todas e de todos.

Este Agrupamento vai continuar a ensinar e ensinar bem, mas nesta conjuntura com prioridade para a saúde de todas e de todos.

Assim, em virtude da situação de pandemia que vivemos, com todas as exigências sanitárias causadas pelo SARS-CoV2 (COVID-19), tornou-se necessário adotar medidas específicas, muitas delas passíveis de causar inconvenientes e constrangimentos a toda a Comunidade Educativa e mais em particular aos Pais/Encarregados de Educação, sabemos disso, mas são absolutamente necessárias para promover a saúde de todos.

A missão de ensinar e de proteger a saúde das nossas crianças e adolescentes é o nosso principal objetivo.

Conscientes de que a situação em que nos encontramos é complexa e desafiante, olhamos para o presente e para a indefinição do futuro com cautela, com a certeza de que temos de nos adaptar dia a dia para proteção de todas e de todos, independentemente dos constrangimentos que isso nos possa trazer, mas com a certeza também, que tudo está a ser feito em prol da saúde e do futuro de toda a nossa comunidade educativa, com muita esperança, mantendo a tranquilidade e a serenidade para dizer, “estamos aqui para o que for preciso”.

A realidade é esta e cabe-nos a nós, pois foi a nós que atingiu, dizer “presente” e todos em conjunto, a “remar para o mesmo lado” e, pelas nossas crianças e jovens, tomar as medidas necessárias para a sua proteção, com alterações significativas de funcionamento para que este ano letivo chegue a bom porto, preservando o mais importante, a saúde.

Apelo à importância do cumprimento por todas e por todos, de todas as regras e medidas a implementar, evitando deste modo, situações que coloquem em risco a saúde e a segurança dos nossos alunos e vossos filhos e educandos. Só mesmo um esforço conjunto de todas e todos nós para o cumprimento de todas as regras dentro das escolas e da sua continuidade fora das escolas, só assim, será possível vencer este desafio inédito.

Todas as medidas apresentadas estão de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º53-D/2020, de 20 de julho e referenciais e Orientações da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), DGE (Direção Geral da Educação) e DGS (Direção Geral da Saúde).

Leiam de seguida as informações em anexo, certo de que lhes darão toda a Vossa melhor atenção.

Para consultar as informações gerais de funcionamento, siga este link: INFORMAÇÕES/ORIENTAÇÕES GERAIS.

Sempre disponível para o que considerarem pertinente em prol das nossas crianças e jovens.

Despeço-me com serenidade e confiança na nossa comunidade escolar que mais uma vez irá estar à altura deste gigante desafio.

Cordiais e confiantes cumprimentos,

João Manuel Santos Pedro
Diretor do Agrupamento de Escolas de Pevidém.