A convite da Cercigui, para participar neste projeto inclusivo e intergenacional, no dia vinte e oito de setembro, pelas 11h, a Dra. Carla França, o Chefe Chico, representante dos escuteiros e um grupo de jovens utentes desta instituição, deslocaram-se ao Agrupamento de Escolas de Pevidém. Esta visita teve como objetivo proceder à entrega de um kit composto por uma caravela e um conjunto de lenços (símbolo identitário do escutismo) nos quais os nossos alunos, de todos os níveis de ensino, escreverão mensagens alusivas aos direitos das pessoas com deficiência, através de desenhos, escrita, pintura ou de qualquer outra forma criativa.

Esta comitiva foi recebida por um elemento da Direção, docentes de Educação Especial e elementos do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

De modo a proporcionar um momento de convivio, a turma C, do sexto ano, orientada pela docente de Educação Musical,Professora Cristina Marques, cantaram o Hino da Proteção Civil.

De igual forma, os visitantes presentearam-nos com o canto de uma música preparada com a ajuda do Chefe Chico.

No final do mês de outubro, os lenços serão recolhidos para culminar no evento final do projeto, que terá lugar no próximo dia 04 de novembro de 2023, onde se pretende construir uma caravela gigante no chafariz do Largo do Toural, como símbolo desta grande viagem/périplo rumo à inclusão e com a junção de todos os lenços unidos em nó, criar uma onda inclusiva na praça.

Este momento de convivência e partilha foi muito importante e inspirador. Projetos como este permitem aos nossos jovens, hoje e no futuro, tornarem-se agentes de mudança, na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos.