As Consumer.TALKS são palestras da DECOjovem destinadas aos jovens e às escolas.

O mundo está em mudança e os jovens devem estar preparados para enfrentar esses desafios de forma critica e ativa, sendo agentes para um futuro melhor e mais sustentável.

Durante o mês de outubro participamos na Consumer.Talks sobre Desperdício Alimentar. Várias turmas do nono ano aderiram à atividade e os alunos aprenderam formas simples de contribuir para a erradicação deste problema global.

O desperdício alimentar é um problema alarmante, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (2011), um terço dos alimentos produzidos para o consumo humano são desperdiçados o que pode representar 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano. Na prática, este volume de alimentos poderia ajudar a suprir as necessidades nutricionais de 925 mil milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo.

Este volume de desperdício representa 30% da superfície agrícola útil do mundo. Então, este tema não se resume apenas a alimentos que não consumimos nas nossas casas e vão para o lixo, estamos a falar de uma questão com um impacto ambiental, social e económico devastador.

Os números são alarmantes. É horrível pensar que em Portugal, cada pessoa desperdiça por ano o equivalente a 10 sacos de 10 kg cada de alimentos, o equivalente a cerca de 540€! E que uma em cada onze pessoas no mundo passa fome!

E se conseguíssemos converter o desperdício a zero, era possível alimentar mais do dobro das pessoas que passam fome! Temos a obrigação moral de pensar nisto sempre que deitamos comida para o lixo.

As mudanças no mundo começam por cada um de nós!

Começam em ti!

A Coordenadora DECOjovem,
Paula Neves

 

Desperdício Alimentar