Para assinalar esta data, a Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES) e a Enfermeira da Saúde Escolar promoveram uma ação de sensibilização para os alunos das turmas do 6º ano, no dia 18 de abril, na Biblioteca Escolar, orientada por profissionais de saúde do Serviço de Nefrologia do Hospital de Guimarães.

Durante esta ação, os alunos tiveram oportunidade de participarem, através de um debate, em forma de jogo, sobre a importância dos rins, a sua função e que comportamentos devem adotar para ter uma vida saudável.

O rastreio à doença renal é de extrema importância e consiste na avaliação da tensão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, peso e altura, e presença de proteínas na urina. São fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica a hipertensão arterial, a doença cardiovascular, a diabetes, o excesso de peso ou a obesidade.

Portugal é o país da Europa com maior incidência de doenças renais. Estima-se que afetem cerca de 20% da população portuguesa. Pode atingir todas as idades e géneros, embora a sua incidência seja maior nos adultos e idosos.

Perante esta realidade, os alunos perceberam que cuidados são essenciais para manter os rins saudáveis e que como podem consciencializar as pessoas que estão ao seu redor a evitar doenças renais.