Exmos. Pais e Encarregados de Educação.

Entrámos no mês de outubro e já estamos nas instalações provisórias da EB 2,3 desde 15 de setembro.

Como sabem e os vossos filhos e educandos vos foram relatando, as duas primeiras semanas foram bastante difíceis, havendo várias situações a resolver, nomeadamente a falta de energia que implicava uma série de outras funcionalidades.

Neste momento, estamos na terceira semana de atividades letivas e venho por este fazer um ponto da situação. O fornecimento de eletricidade estabilizou, apenas temos tido um ou outro corte de corrente que rapidamente tem sido resolvido. Existindo corrente já temos mais funcionalidades em laboração.

Neste momento todas as salas têm projetores a funcionar, todas as salas têm quadros, o ar condicionado já funciona sem problema, um aparelho por sala, os leitores de cartões já estão em funcionamento, já possuímos rede e internet, pelo que que já funcionam impressoras e outras funcionalidades que careciam destes serviços. Ainda não temos comunicações, em princípio ficará resolvido para a próxima semana, pelo que o que necessitarem em termos de contacto, peço que o façam via email ou via diretor de turma, até termos telefones operantes.

Por intermédio do Laboratório da Paisagem de Guimarães, irão ser colocadas árvores e vegetação arbórea em vasos no recinto das instalações temporárias, assim como iremos ter a colocação de bebedouros pela Vitrus. Estamos também a tentar a colocação de bancos no recinto em conjunto com o referido Laboratório e com a Câmara Municipal.

Em relação aos transportes, foram identificados alguns problemas em duas linhas, em colaboração com a empresa foram alteradas para outras duas linhas, que comunicámos aos encarregados de educação, no entanto tivemos reporte de que essas duas linhas continuam com alguns problemas, de imediato solicitámos a resolução dos mesmos, mas ainda ontem me chegaram reportes de que a situação apenas foi solucionado num horário. De imediato entrámos em contacto novamente com a empresa para os sensibilizar para a necessidade e urgência de resolução dos problemas.

Estou em constante articulação com a divisão de educação da Câmara Municipal, incluindo a Vereadora responsável que por sua vez tenta articular com outras divisões da Câmara Municipal para a resolução de outras situações ainda por resolver e que são competência de outras Divisões/Vereações.

Em termos letivos, a situação está estável, em termos de conforto também melhorou. Temos ainda várias situações por resolver, dentro e fora das instalações, e que vamos continuar a pugnar para que sejam resolvidas por quem de direito o mais breve possível, sendo de momento, a preocupação maior a segurança em redor do recinto, humana e de trânsito e as condições de entrada e saída dos alunos, quer do recinto, quer dos contentores. Sobre estas e outras situações continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para a sua resolução em colaboração com os Pais e Encarregados de Educação, Junta de Freguesia e Câmara Municipal.

Quero deixar uma palavra de enorme, enormíssimo apreço às nossas crianças e jovens, têm sido exemplares a todos os níveis, sendo sem a menor dúvida uma parte importante da solução, merecem que lhes seja feito este elogio, é muito merecido.

O mesmo se aplica aos professores e assistentes, têm dado tudo para minimizar constrangimentos e manter a qualidade. Uma última palavra para os Pais e Encarregados de Educação pela sua postura construtiva, colaboração e compreensão, sendo assim, também parte da solução.

Contamos, como sempre, com todas e todas para serem parte da solução e trabalharmos em conjunto por quem nos move, as nossas crianças e jovens.

A minha disponibilidade por eles e para eles é, como sempre foi, total.

Imensamente grato pela Vossa compreensão, paciência e colaboração.

Pevidém, 03 de outubro de 2025

Cordiais cumprimentos,

João Manuel Pedro
Diretor do Agrupamento de Escolas de Pevidém

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar neste site concorda com o uso de cookies.
Mais info