Nos dias 4 e 5 de abril, o nosso Agrupamento participou na Sessão Distrital do Parlamento de Jovens, realizada no espaço de eventos culturais, o Espaço Vita, em Braga.

A representar a nossa escola como deputados efetivos tínhamos o Santiago Lemos do 8ºB e a Margarida Lima do 9ºF e, como deputado suplente, tínhamos o Rodrigo Gomes do 9ºD.

Durante o período de tempo que os deputados estiveram dentro do auditório, ocorreram diversas atividades, como por exemplo, a apresentação das medidas de cada escola, a defesa destas e a votação do Projeto Base que será levado à Sessão Nacional a realizar em Lisboa.

O Projeto Base escolhido, que foi alterado de forma a ficar mais consistente, foi o seguinte:

  1. Criação de campanhas de sensibilização e consciencialização sobre Fake News;
  2. Criar um site onde é atribuída uma pontuação aos jornalistas, por cada notícia que divulgassem e que se provasse que era falsa essa pontuação diminuía. Desta forma os jornalistas com mais pontuação seriam os mais credíveis;
  3. Criação de um Plug in que incorporado no browser permitisse qualificar e atribuir graus de confiança às notícias e aos sites que as divulgam;
  4. Criar um quadro legal de regulação de notícias, com cariz preventivo.

No dia 5 de abril, a sessão foi apenas realizada durante a manhã e as atividades realizadas foram a eleição dos deputados da sessão nacional, escolha do porta-voz e a eleição do tema do próximo ano.

As escolas escolhidas foram:

  1. Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos;
  2. Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho;
  3. Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão;
  4. Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães;
  5. Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde.

Do total de 50 agrupamentos, o nosso Agrupamento ficou em sétimo lugar, por isso, ficamos como escola suplente.

O tema escolhido para o Parlamento de Jovens do próximo ano foi a Saúde Mental.

Deputada Efetiva
Margarida Lima do 9ºF

 

Ao longo das várias sessões de trabalho da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, os nossos deputados comportaram-se de forma impecável, sempre muito responsáveis, respeitadores das regras, amáveis com os outros, interventivos e ótimos defensores do nosso Projeto de Recomendação.

Uma das medidas do nosso Agrupamento foi debatida como possível medida a ser apresentada em Lisboa e os nossos deputados ficaram em sétimo lugar em 50 escolas! Foi muito bom!

Foi com um enorme orgulho que os vi a representar o nosso Agrupamento!

Só vendo!

Espero que esta experiência tenha sido frutífera e muito agradável para todos eles, pois estes são momentos singulares, únicos para se desenvolver e exercer a cidadania em pleno ou para perceber como um Parlamento ou Assembleia da República funcionam!

Afirmam ter gostado muito da experiência, a todos os níveis, do espaço à organização, assim como, das refeições e do convívio com colegas de outras escolas e que, para o ano, adorariam participar novamente!

A ver vamos se iremos ter jovens deputados a aceitar esse desafio! Estou a torcer para isso, pois sei que esta experiência vale a pena ser vivida!

A coordenadora do Parlamento dos Jovens,
Prof. Catarina Carvalho

 

Parlamento dos Jovens

 

Parlamento dos Jovens

 

Parlamento dos Jovens

 

Parlamento dos Jovens