No dia 13 de junho, 37 alunos dos clubes e projetos escolares Ciência Viva, Proteção Civil e Eco-Escolas participaram no EcoHackathon – “Transformando o Mundo”, uma jornada dedicada à criatividade, sustentabilidade e ação.

O desafio proposto foi claro: criar um vídeo que, a partir da experiência vivida ao longo do dia, sensibilizasse a comunidade escolar e local para a adoção de hábitos sustentáveis, nas áreas da biodiversidade, culinária sustentável, voluntariado animal e criatividade ecológica.

Para tal, o dia começou bem cedo com o workshop “Crio vídeos passo a passo”, orientado pela professora Mafalda Matias, que proporcionou aos alunos os conhecimentos essenciais para a edição de vídeo. Seguiu-se o Percurso Interpretativo da Biodiversidade, no Parque de S. Cristóvão, dinamizado pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, culminando num agradável piquenique ao ar livre, em plena comunhão com a natureza.

Durante a tarde, os participantes dividiram-se por três oficinas criativas: criação de crachás, culinária (crepes) e voluntariado animal, dinamizadas com o apoio da Casa da Juventude de Guimarães.
O encerramento ficou marcado pela apresentação dos vídeos realizados pelos grupos, com destaque para o trabalho vencedor das alunas Leana Dias, Francisca Ferreira, Mila Foo e Giúlia Gonçalves, do 8.º A, que se destacou pela criatividade e pela mensagem de sensibilização ambiental que propôs à comunidade.

Este EcoHackathon revelou-se uma iniciativa inspiradora, demonstrando que os jovens têm voz, ideias e vontade para transformar o mundo.