No passado dia 19 de novembro, a nossa Escola recebeu, uma vez mais, o professor Gil Manuel dos Santos, permitindo aos alunos do 9.º ano assistir à sua palestra intitulada “A saga de um combatente da 1.ª Guerra Mundial – De Chaves a Copenhaga”.

A sessão decorreu na Cantina da Escola e durante cerca de hora e meia os presentes viajaram mais de um século no tempo. Depois de assistirem a uma reportagem sobre a participação de Portugal na Grande Guerra, o orador encarnou a personagem do seu avô, António Pereira dos Santos, e, com o fardamento usado pelos soldados portugueses, dramatizou, com uma vibração e um entusiasmo contagiantes, a vivência da guerra, as duras condições das trincheiras, a mortífera Batalha de La Lys e a vida dos soldados no cativeiro.

Esta atividade teve como objetivos dar a conhecer a vida dos soldados nas trincheiras, ampliar os conhecimentos dos discentes sobre o tema, bem como promover nos alunos uma cultura de paz, tema sempre acutilante e mais ainda nestes tempos em que, às portas da Europa, milhares de pessoas perdem a vida em guerras violentas, nomeadamente na Guerra Russo-Ucraniana, no conflito entre Israel e o Hamas (Guerra de Gaza) e diversos outros conflitos em África, Ásia e Médio Oriente.

Por outro lado, esta representação foi também uma forma de homenagear todos os que participaram no primeiro conflito mundial. Os alunos revelaram muito interesse e envolvimento na palestra, e no final fizeram questão de tirar fotografias com o orador, devidamente fardado.

O grupo de História agradece, uma vez mais, a disponibilidade e o inestimável contributo do professor Gil Santos e do professor Vítor Melo, que preparou, com muito empenho, carinho e dedicação, o espaço para a concretização desta atividade.

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar neste site concorda com o uso de cookies.
Mais info